quinta-feira, 10 de julho de 2014

Recomendação-Ótimo Filme-Ribeirão Preto

Filme nacional baseado em fatos reais  no Shopping Santa Úrsula e Ribeirão Shopping!
             
Depois de passar por festivais internacionais e vencer prêmios importantes no Brasil e na Europa, finalmente “O Lobo Atrás da Porta” estreou em Ribeirão Preto. A comemoração é dupla, já que o diretor e roteirista é nascido e criado em Ribeirão Preto. Fernando Coimbra deixou sua cidade natal nos anos 1990 para estudar cinema em São Paulo – e não voltou mais. Ele veio esta semana para a cidade para participar da pré-estreia do filme na segunda-feira passada e rever amigos e familiares.

“Fico feliz porque queria que o filme viesse pra cá. Além disso, conseguimos fazer a pré-estreia e também estrear em duas salas daqui. Foi algo melhor do que imaginava”, diz Fernando.

“O Lobo Atrás da Porta” esteve presente no festival de Toronto, no Canadá, pela Mostra Internacional de São Paulo, e faturou os prêmios principais dos festivais de San Sebastian, na Espanha, e do Rio de Janeiro. O filme foi lançado nas salas comerciais do país em junho, a uma semana da Copa do Mundo, algo que não ajudou muito nas bilheterias. O público sumiu das salas durante o Mundial. “Foi um risco. Mas tivemos 20 mil espectadores [até agora]. Nada espetacular, mas está indo bem”, ressalta Fernando, que lembra ainda que o longa-metragem estreou em 26 salas pelo país.
Carreira internacional 
O diretor e roteirista afirma que, graças ao sucesso em festivais internacionais, o filme foi comprado por 20 países, onde deve ser lançado ainda neste semestre.
“Vamos estrear na Coreia, Estados Unidos, Oriente Médio e em vários países da Europa. O filme vai ter uma carreira comercial além do Brasil”, comemora.
Com Leandra Leal no papel principal, a obra é baseada num caso verídico que ocorreu no Rio de Janeiro nos anos 1960. O desaparecimento de uma criança esconde uma rede de mentiras envolvendo um triângulo amoroso.
“É um filme de gênero, um thriller policial. Mas, apesar de usar essa linguagem, vai além do gênero clássico”, informa o diretor ribeirão-pretano.
Antes de se dedicar ao cinema, Fernando começou como ator no Teatro Oficina. Ele afirma que sua experiência nos palcos foi importante para “O Lobo Atrás da Porta”. Um dos pontos altos do longa é a direção de atores. “Tenho esse prazer de privilegiar o ator, de colocar a câmera muito próxima dos personagens”, diz. 
Análise: Onde está a verdade?
“O Lobo Atrás da Porta” é um dos melhores filmes já produzidos no Brasil. Um dos mais originais também. Utilizando-se de uma raiz melodramática, o diretor ribeirão-pretano Fernando Coimbra nos entrega uma obra humana, em que referenciais artísticos pululam a cada cena. Há muito do subúrbio mítico de Nelson Rodrigues. Há muito da exasperação dos personagens de Glauber Rocha. Do cinema grego contemporâneo. Das tragédias gregas. Do minimalismo do melhor cinema oriental. Tudo isso resulta num filme absolutamente único. Onde está a verdade? Ela existe? Amor. Sexo. Traição. Morte.

 FONTES:1 e 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário